segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A matemática...será uma maçada? E não serve para nada


A MATEMÁTICA...  SERÁ UMA MAÇADA?...

E NÃO SERVE PARA NADA?...

 

Estou aqui a pensar...
Porqu´ é que os meninos,
Da Matemática,
Não hão-de gostar?...
É assim tão feia?
Parece uma baleia,
A correr e a saltar,
Numa colmeia,
De pernas para o ar?


Antes de ir pr´a escola
Aprendi a contar,
Que confusão na minha tola!
Não sabia continuar...
Os números, em sentido.
Ordenados, a marchar...
Era bem mais divertido
Se contássemos ao calhar!
 

Na escola,
Tive de aprender
A fazer contas,
Ler e escrever.
Algarismos desajeitados!...
Seriam mais engraçados,
Se o um fosse um gato,
O dois um sapato,
O três um tambor
E o quatro uma flor!

 
Às vezes, sem querer
E sem ninguém ver,
Saíam-me virados,
De pernas para o ar,
Ou a recuar...
Para tudo ficar bem,
O melhor era…
Virar a folha também!
 

E a tabuada?
Grande maçada?
Aquela lengalenga
Tinha piada,
Se fosse a cantar...
Sempre a repetir...
Somar e subtrair...
Multiplicar e dividir...
 

E eu a pensar...
Para que serve  isto?
Para que hei-de aqui andar?
A desenhar números,
A contar,
A fazer operações
E a dizer para os meus botões:
A matemática é uma maçada,
Não serve para nada!...
 

O  tempo passou...
Números, operações,
Trabalhos e ilusões,
Tudo em mim ficou.
E agora é contar
Sem nunca errar!
Resolver problemas
Sem me ralar!


E a baleia
Dentro da colmeia?
Será razoável?
Ou impensável?
É um problema a resolver:
Quanto pesa a baleia?
As medidas da colmeia?
As abelhas que vão fazer?
 

O desafio é divertido!
Problemas?... Contem comigo,
Vamos lá trabalhar:
Reunir informação, deduzir,
Pensar, conjecturar,
Experimentar e concluir!
 

E que grande conclusão:
Ou a baleia é um balão,
Ou a colmeia um casarão!
Para as abelhas defender,
Alguns calculos vou fazer,
E por fim converter
O balão num balãozinho...
E o casarão num ninho...

 

E agora?...  Volto a dizer:
A matemática é uma maçada
Que não serve para nada?
Com ela sei pensar,
Só ela me pode ajudar!
Tudo ia ao fundo
Se não fosse a matemática,
No mundo.
E o pobre do homem
Sem raciocinar…
Não passava de um macaco
Sem asas para voar!...

 

 

 

 


                        Para a minha neta Madalena que gosta muito de Matemática

 

 

                                                           Serra da Amoreira, 28 de Janeiro de 2009

 

                                                                                 

                                                                       Da Avóinha Sãozinha

Sem comentários: