sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Voo da Sofia

Era uma vez uma menina chamada Sofia,
Um dia a menina foi a casa da Tia…
A Tia, chamada Maria, vivia num pombal,
E a Sofia dizia: “Tia, aqui não se está nada mal!”

Quem era, então, a Tia da Sofia? Era uma pombinha,
Que dizia à Sofia, a pipilar: “Minha tontinha,
És uma menina, não tens asas, não sabes voar…
Eu te juro que algum dia te hei- de ensinar…

E a Sofia, que não acreditava, fugia e ria, ria e fugia…
E a Tia, entusiasmada, teimava, teimava… todo o dia!
E a Sofia, sempre a correr, sem os pés do chão tirar,
Dizia: Eu não sei voar… não sei voar… não sei voar…

Certo dia, em casa da Tia, teve fome a Sofia.
Como se alimentar, a menina que não sabia voar?
Comeu sementes: trigo, milho, tudo o que havia…
E passou a piar, a Sofia, tal como fazia a Tia Maria!

E a Tia, sem descansar, com a mesma mania, dizia:
“Tu és capaz de piar, Sofia estás a melhorar!
E por este andar, mais dia menos dia,
P´ra minha alegria, começas a voar!”

Primeiro com cuidado, p´ra se não magoar,
Depois mais depressa, com a ajuda da Tia,
A Sofia saltava e corria… batia palmas no ar!
E um dia, a menina, começou a voar! Viva a Sofia!

Para esta história acabar,
Um segredo vos vou contar:
Foi a Sofia a voar
Quem andou a espalhar
Ovos da Páscoa pelo ar,
P´ra garotada os encontrar!

Para os meus netos na Páscoa de 2008
Avóinha Sãozinha

Sem comentários: