segunda-feira, 27 de julho de 2009

A VELHINHA E..."O MALMIQUER"

A velhinha e … o “malmiquer”

Enquanto eu viver…
A D. Ivone não vou esquecer!

Num quarto de hospital
Uma velhinha sofria.
Eu, ali, na outra cama,
Ouvia e ajudava quanto podia...

“Não tenho ninguém,
Que me possa fazer bem…”

Uma queda desastrada,
Colo do fémur partido...
Era a velhinha operada,
Com tudo, tudo, dorido…

“Ai,vou morrer… vou morrer…
Assim não posso viver…”

“Que há-de ser de mim, assim?
Sozinha… e sem andar…
Tenho um cansaço sem fim,
Sem ninguém p´ra me ajudar…”

O filho, já idoso e rude,
Ora a beijava e acarinhava,
Ora ralhava e implicava:
“Coma mais, vá… beba mais,
Não pense nisso, não se pode ralar…”
…E a velhinha a pensar… a pensar

A assistente social
Na missão de a visitar,
Veio oferecer-lhe uma flor,
Flor de Esperança, flor de Amor,
Geriberia de encantar!
Mas a velhinha sofrida,
Já tão distante da vida,
Não podia acreditar...

Quando a visita saiu,
A velhinha sorriu
E disse: “É para si o malmiquer.”
“Não… não… faz-lhe companhia.”
Ela sorria e dizia: “Não o quer?”

Trouxe comigo a flor,
Que bonita, tanta cor!
Numa jarra, na sala de jantar,
Parecia estar a brilhar!
Tão viçosa! Tão airosa!
O tempo a passar…
E ela sem murchar!

Dias depois, quando a fui visitar...
A velhinha já não era, no seu lugar…

Disseram-me que embarcou
No barco da eternidade!
O barco, com asas, voou,
E assim ela passou…
Deixando, em mim, saudade!...

O “malmiquer”, na sala de jantar,
Continuou a brilhar!
A velhinha lá no céu não morreu…
No meu coração… renasceu!

Serra da Amoreira, Julho de 2009
Para a minha neta Inês, que em breve será médica e que certamente irá encontrar muitas velhinhas tristes e doentes como a da Avóinha, aí fica esta reflexão
Avóinha Sãozinha

Sem comentários: