domingo, 7 de setembro de 2008

ALCACHOFRA E ATAFONA

Burrinhas e burrecas,
Gatos e perús,
Ovelhas e marrecas,
Tudo me bate à porta...
Ai! Meu bom Jesus!

Tudo me bate à porta...

A quem vou eu abrir?
A umas meninas bonitas
Que não param de sorrir,
Alcachofra e Atafona
Duas burritas... tão catitas!

Alcachofra e Atafona...

“Entrem, por favor,
Quero saber quem são.”
Respondem, com amor:
“Somos as burras felizes
Dos netos Vasco e João.”

“Vivemos na Silveira,
Corremos no prado
Sem eira nem beira”

Eu, Alcachofra,
Sou grande e esbelta,
De pelo castanho, bem cortadinho,
Quando troto no prado
Pareço um cavalinho!”

“Eu, Atafona,
Sou a mais menina,
Tenho caracois,
Um tufo na cabecinha,
E quando me mexo
Não perco a linha”

Bateram-me à porta,
Deixei-as entrar,
Na minha cabeça
Vieram morar...
E eu feliz a pensar:
Na filha, nos netos, nas burras...
E o tempo, em mim, a passar...



Para os meus netos
Vasco Maria e João Maria

Serra da Amoreira, 1/4/2007

Da Avóinha Sãozinha

Sem comentários: